PandAnime

Akihabara | O centro Otaku no Japão

Compartilhe

Akihabara — O centro Otaku no Japão

Akihabara, também chamado Akiba depois de um ex-local de santuário , é um bairro no centro de Tóquio , que é famoso por suas lojas de eletrônica. Em anos mais recentes, Akihabara ganhou reconhecimento como centro de otaku do Japão.Isso deve-se a vasta variedade de lojas e estabelecimentos dedicados ao anime e mangá que agora estão dispersos entre as lojas de eletrônicos no bairro, por isso é considerado como um paraíso para os otakus.

Eletrônicos - Se um artigo eletrônico não está à venda em Akihabara é porque não existe. O bairro tem desde pequenos estandes que vendem cabos, adaptadores e outras "tranqueiras" até grandes lojas de departamentos com artigos mais comuns, como computadores, TVs e games. Entre as lojas de maior destaque estão a Yodobashi, com seis andares de eletrônicos e localizada perto da estação de trem de Akihabara, e a Super Potato, loja de quatro andares especializada em videogames antigos.

Maid cafés - Jovens japonesas vestidas como domésticas francesas do século 19 são um dos símbolos do bairro. Essas jovens ficam na rua distribuindo folhetos dos maid cafés. Um maid café é um restaurante ou bar em que as garçonetes usam uniformes de domésticas do século 19 e tratam seus clientes como se fossem seus mestres. Antigamente, era frequentado somente por homens (nem preciso dizer o motivo né), mas hoje já é visitado por mulheres e até casais, curiosos para conhecer essa atração. Lá dentro não pode tirar fotos, mas se o cliente quiser pode desembolsar uma taxa extra para levar consigo uma fotografia tirada ao lado de uma "empregadinha". Ela ainda decora o mimo para você com corações muitos beijinhos! Só aqui no Japão mesmo!

Pachinkos - Em Akihabara encontram-se alguns dos maiores pachinkos do Japão, incluindo o Big Apple, de quatro andares. Um pachinko é uma espécie de cassino, com máquinas similares às de fliperama (pinball) no lugar de máquinas de moedas. A diferença é que, como as leis do Japão proíbem jogos de azar valendo dinheiro, quem joga em um pachinko não ganha dinheiro nas máquinas, mas apenas prêmios, como bonecos, pequenos eletrônicos ou outros objetos.
O jogo em si é praticamente pura sorte. O usuário insere uma cédula na máquina e compra pequenas bolinhas de metal. Depois, ele apenas gira uma alavanca que controla a velocidade das bolinhas, como em uma máquina de fliperama. Se as bolinhas caem em um determinado espaço, a máquina fornece mais bolinhas. No fim da sessão de jogo, caso tenha ganhado novas bolinhas, o jogador pode levá-las para serem trocadas por prêmios.

Otakus - Akihabara é também o melhor lugar para se encontrar um otaku. No Japão, o termo otaku é usado para identificar alguém com interesse acima da média em um assunto, normalmente mangás, animes e videogames. Em Akihabara, muitos otakus se reúnem nos finais de semana com suas melhores roupas de personagens de animes ou filmes.

AKB48 - É em Akihabara que está o teatro do AKB48, um dos grupos pop mais populares do Japão. O AKB48 é composto de cerca de 90 jovens mulheres, distribuídas em várias companhias de cerca de 15 meninas cada. Shows do AKB48 ocorrem praticamente todos os dias no teatro em Akihabara

Comentários