PandAnime

Os 5 "S" | Filosofia japonesa

Compartilhe

Os 5 "S" — Filosofia japonesa

A interessante filosofia japonesa é capaz de organizar a vida pessoal e profissional, fator interessante para aplicação, nestes dias em que a falta de tempo é comum e a quantidade de tarefas aumenta cada vez mais.

Os japoneses são conhecidos pelo globo pelas características de indivíduos focados, determinados e muito esforçados, tanto na vida pessoal, como principalmente na vida profissional, atentos aos detalhes importantes e harmonia na rotina.

Esta filosofia é popular pelo grande poder que possui, resumida em programa de 5 S, para transformar o humor, forma de conduzir atividades e atitudes, e ainda ambiente do trabalho, com dicas praticadas voltadas para o dia a dia. O programa 5 S foi criado no Japão com foco para estabelecimento de padrões da organização e limpeza, com bem estar geral.

O programa é referente a 5 palavras japonesas, Seiton, Seiso, Seiri, Shitsuke e Seiketsu; com tradução destas palavras, respectivamente, arrumação, limpeza, utilização, autodisciplina, e saúde/higiene.

1° "S" SEIRI
A palavra seiri que é referente à utilização, indica que é preciso possuir somente objetos de utilidade pela casa e trabalho. A dica é livrar-se das tralhas dos armários, estantes e gavetas. É fundamental a identificação das pastas em que são guardados documentos, e separação das roupas e objetos pela ordem de necessidade, ou pelo tamanho e cor.



2° "S" SEITON
A arrumação com a palavra japonesa seiton é importante com significado de, no geral, cada coisa em seu respectivo lugar. Os objetos muito usados como celular, carteira, agenda e chaves devem ser posicionados em mesmo lugar sempre. Ao avisar os moradores da casa sobre este lugar dos objetos, não haverá mais problemas em procurar os mesmos.


3° "S" SEISO
A palavra seiso aponta para limpeza, e a dica é ter condições adequadas sanitárias com ambientes limpos, sem manchas e poeiras. É importante a limpeza de teclados, equipamentos, tela do computador, cantos dispersos e armários.


4° "S" SEIKETSU
A palavra japonesa seiketsu remete à saúde e à limpeza, sendo destaque a atenção para colaboradores da empresa. Aspectos do segmento físico, emocional e mental, devem ser observados, assim como fatores com relação à poluição ambiental. A prática das atividades físicas e a hidratação são pontos importantes.


5° "S" SHITSUKE
E por último, a palavra japonesa shitsuke, da autodisciplina, indica para não ter postura tolerante com próprios erros. A dica é monitorar a si mesmo, buscando fazer o melhor continuamente. É valorizada a autocrítica, e desenvolvimento do hábito para seguimento das normas, procedimentos e regras. A atitude significa respeito a si e aos próximos.

Comentários