PandAnime

Santuário Motonosumi | Inari e Seus 123 Torii

Compartilhe

Santuário Motonosumi — Inari e Seus 123 Torii

Santuário Xintoísta Motonosumi Inari, em Yamaguchi Ken


Motonosumi Inari Jinja (元乃隅稲成神社) é um santuário localizado na cidade de Tsuwano, perto de Nagato City, na Província de Yamaguchi. Este santuário foi construído em 1955 e surpreende os visitantes com sua sequência de 123 Torii Vermelhos (portões xintoístas) que se estendem em uma área próxima ao mar.

O mais inusitado é a razão pelo qual foi construído esse santuário. Segundo dizem, uma raposa branca apareceu para um pescador local e fez uma “revelação divina”, sugerindo que o homem construísse um santuário no local para que pudesse ter sucesso em suas pescarias.

No Japão, as raposas (kitsune) estão muito presentes no folclore japonês. Existe tanto a “versão má” das raposas como a “boa”. As raposas brancas (“Zenko”), por exemplo, são consideradas mensageiras do deus Inari e por isso podemos encontrar várias estátuas delas em Templos e Santuários no Japão.

O santuário foi construído após esta “revelação divina” e o local acabou atraindo muitas pessoas ao redor do Japão com o desejo de pedir prosperidade em seus negócios, boas pescas ou segurança marítima, além de outros pedidos como sorte no amor, felicidade, sucesso acadêmico, gravidez, entre outros desejos.

Depois de fazer o pedido, as pessoas costumam jogar moedas em uma caixa localizada no topo do portão Inari. Supõe-se que quem acertar, terá seu pedido atendido, o que é uma tarefa difícil para muitos devido à altura.

Embora o Santuário Motonosumi Inari não seja um local tão famoso entre os turistas, é um dos poucos santuários que oferecem uma vista maravilhosa do mar, além dos belos terraços com plantações de arroz. Aliás, esse local está na lista dos “100 campos de arroz mais bonitos do Japão”.

Além disso, os pescadores realizam rituais de fogo para atrair peixes à noite, sem contar os eventos especiais em determinadas épocas do ano em que os torii ficam iluminados à noite, tornando-os bem diferentes de como são vistos durante o dia. É um espetáculo mágico, como você pode conferir no vídeo.



Comentários